terça-feira, 4 de janeiro de 2011


JESUS TAMBÉM CURA DAS DOENÇAS DESTE SÉCULO -

“Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo: Deus é a nossa salvação”. (Sl. 68:19).

INTRODUÇÃO - Jesus edificou a Sua igreja para dar sequência ao Seu revolucionário ministério. A visão de Jesus sobre a igreja era de uma comunidade poderosa capaz de revolucionar o mundo e jamais por este ser afetada ou arruinada. O cristianismo, segundo a sua essência, é vivo e alumia, fulgura e cresce, contagia como fermento, age capilarmente e aos poucos atinge todas as pessoas. A igreja deve ser o lugar mais alegre, seguro, dinâmico, poderoso, correto, amável e digno do mundo.
É verdade que no mundo teremos aflições, mas o Senhor nos prometeu vitórias sobre todos e sobre tudo. Como discípulos do Senhor Jesus, devemos ter um tratamento piscoterapêutico capaz de transformar o mais heterogênico grupo de pessoas numa comunidade em unidade saudável.

1. DE INFELIZES A PESSOAS DE BEM COM A VIDA -

Como Jesus tratou a mulher adúltera de João 8? Amou-a. Como tratou a mulher Samaritana de João 4, pecadora e rejeitada por todos? Falou-lhe, ouviu-a, dialogou com ela, perdoou-a e a transformou numa missionária. Como Jesus tratou o desprezível leproso de Mateus 8? Tocou nele, quebrando até preconceitos legais dos judeus. Jesus nos ensina que a lei mais importante e poderosa é a do amor e da graça.

2. DE DOENTES A SARADOS -

Jesus tratou-os com amor e os curou, tocando neles, perdoando seus pecados, dando uma palavra de ânimo e enchendo seus corações de fé. A mulher do fluxo de sangue (Mc. 5) tocou nEle e recebeu virtude, sendo curada. Tratemos os enfermos com amor e virtude para os curar em nome de Jesus, como faziam os crentes da igreja primitiva.

3. DE CORRUPTOS A SANTOS -

Precisamos aprender como Jesus trata estes. Zaqueu era um corrupto contumaz (Lc. 19:1-10). Se Jesus seguisse o parecer da multidão não teria se importado com ele, porém o Mestre soube amar a ponto de ir à casa daquele homem e transformar a sua vida. E aquela mulher de Betânia, na casa de Simão, a qual lavou os pés de Jesus com unguento (Mt. 26)? Jesus foi censurado por aceitar aquele ato, mas o Mestre ama os pecadores e os salva. Que o Senhor nos ajude a amar os pecadores, mesmo que a maioria não concorde com o nosso amor. O importante é parecer com Jesus.

4. DE POBRES A BEM AVENTURADOS -

Mateus 11:5 diz que: “aos pobres é anunciado o evangelho”. Na verdade Jesus tratou os pobres com carinho, amor e afeto, sem discriminação. Matou sua fome e resolveu seus problemas. Que o Senhor nos ajude a amar todos sem discriminação nem preconceitos, como escrito está: “Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos” . (Mt. 11:25).

5. DE POSSESSOS A LIBERTOS -

“E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele”. (Mc. 9:25). Jesus expulsou os demônios, libertou os oprimidos, trouxe paz aos corações. Tratou os oprimidos com muito carinho, fazendo renascer a esperança que havia morrido, reviveu a motivação que tinha acabado e trouxe de volta a alegria que morrera. Existem multidões oprimidas à nossa volta. Como as trataremos? Aprendamos com Jesus a tratar com amor os oprimidos. João, o Evangelista, nos ajuda um pouco mais: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (Jo. 8:32).

6. DE FRACASSADOS A BEM SUCEDIDOS -

(Jo. 21:1-6). Como cuidaremos de nossos caídos, desviados e fracassados? Pedro caiu, fracassou, se entristeceu e se amargurou. Porém, Jesus o tratou com carinho, perdoando-o e consagrando-o pastor. Que tratamento! Que amor! Aprendamos esta lição e tratemos os nossos caídos, em vez de abandoná-los e expulsá-los sem amor, sem afeto e sem compaixão. Que com profundo amor busquemos os caídos de volta para a família de Deus. Que a Igreja do início do milênio aprenda com Jesus a tratar as pessoas que precisam de uma palavra, de um afeto, de um conselho, de respeito e valorização. A Igreja pode dar isso às pessoas, se aprender com Jesus.A igreja não é uma galeria para exibição de cristãos eminentes, mas uma escola para educação dos incultos, uma creche para cuidar dos débeis e um hospital para a recuperação dos enfermos espirituais - Henry W. Beacher.

CONCLUSÃO -

Cristianismo é vida, é paz, é alegria e gozo no Espírito Santo. Deixemos os dogmas e regras, costumes e tradições que não edificam. Jesus é maior que estas coisas. “Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito”. (Gl.3:14).


Pastor Theodomiro José de Freitas
E-mail:prtheodomiro@pibpavuna.com.br
31/0/10

Nenhum comentário: