terça-feira, 4 de janeiro de 2011

JESUS TAMBÉM CURA DAS DOENÇAS DESTE SÉCULO

– O DESAPONTAMENTO -

“Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água. Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara. E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou. E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara. Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas” . (Ex. 15:22-27).

INTRODUÇÃO -

As praias da vida muitas vezes ficam juncadas com destroços das vidas desiludidas. Tenho constatado muitos obreiros que estão deixando os seus arados e olhando para trás. Tenho verificado também muitos crentes no ostracismo por causa de mágoas, desenganos e desapontamentos. Tenho ainda percebido, nestes 45 ANOS de ministério, muitos pastores que perderam de vista a sua missão, voltando à pescaria, à moda Pedro e seus companheiros. (João 21).Thomas A. Edison queria fazer uma bateria de níquel-ferro-alcalina. Ele fez cinquenta mil experiências, e falhou cinqüenta mil vezes. Alguém lhe perguntou: “Você não fica frustrado com todos esses fracassos?” - “Dá forma a alma”, respondeu ele, “Pois aprendi cinqüenta mil formas pelas quais ela não pode ser feita.”O texto supracitado dá conta de três milhões de pessoas que, atravessando o Mar vermelho, chegaram ao deserto de Sinai. Durante os três primeiros dias, tudo parecia novidade. Tornaram-se menestréis ou cantaroladores, mas ao sentirem sede, transformaram-se em murmuradores. Finalmente, a fila andando, encontraram água, só que a água não era própria para se consumir. As queixas, murmurações, lamentações e fadigas aumentaram e puseram a liderança de Moisés em xeque e, até a de Deus poriam, não fosse a providência do Senhor e o milagre tão grande realizado.

1. CAUSAS DOS DESAPONTAMENTOS DA VIDA -

1. Desconhecer Deus e sua providência;2. Murmuração diante das crises sem buscar solução;3. Fazer comparações com o passado ou tornar-se saudosista;4. Ver a prosperidade do ímpio na sua impiedade, (Sl. 73:12);5. Olhar só ao redor e não um pouco mais adiante;6. Olhar somente para as dificuldades e não para as possibilidades;7. Fazer-se idólatra, como tantos naquela ocasião se fizeram, (1 Co. 10:7);8. Fazer motim ou comentários desairosos, maledicentes ou deletéricos;9. Acreditar demasiadamente nas pessoas em detrimento da fé em Deus;10. Pôr Deus à prova ou duvidar das suas promessas, (1 Co. 10:9).

2. SOLUÇÕES PARA OS DESAPONTAMENTOS DA VIDA -

O Senhor Deus naquela oportunidade mostrou-lhe uma árvore (v. 25). Os comentaristas da Bíblia dizem que não havia árvore naquela região, mas Deus providenciou uma. Deus sempre faz o impossível e imprevisível. Deus faz milagre pelos amados. Deus sabia o que estava fazendo e o que poderia fazer. Manda Moisés lançar lenha na água. O procedimento pode parecer pueril, mas Deus faz o que quer, como quer e do jeito que Lhe apraz fazê-lo. John Tauler disse: “Com Deus por perto os males não têm peso e as lágrimas não têm amargura”. Deus transforma as águas de Mara em águas potáveis e logo adiante Deus mostra ao povo um oásis com palmeiras exuberantes, dando sombra e apontando para o infinito.

CONCLUSÃO -

Diante dos desapontamentos da vida, você precisa fazer algumas coisas muito práticas, como:a) Procure descobrir o que está por detrás do problema ou do desapontamento;b) Não murmurar antes de conhecer as causas e os propósitos daquela situação. Tudo, no Senhor, pode ter um fim pedagógico;c) Busque conhecer o Senhor nas provas e tribulações.“Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração”. (Sl. 4:1);d) Há um ditado americano que diz: “Tudo o que é atirado para cima, tem que cair”, mas se nada sobe, então nada descerá. Em física, há uma lei que diz: “A toda ação corresponde uma reação igual e contrária”, mas não havendo ação, não haverá reação. “Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tão pouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”. (Mt. 6:15). Quem não perdoar, não poderá obter perdão. Quem não tiver misericórdia, não receberá misericórdia.

Pastor Theodomiro José de Freitas
E-mail:prtheodomiro@pibpavuna.com.br
03/10/10

Nenhum comentário: