terça-feira, 4 de janeiro de 2011




JESUS TAMBÉM CURA DAS DOENÇAS DESTE SÉCULO




- DESÂNIMO -



“Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais”. (1 Rs. 19:4).




INTRODUÇÃO - Há muitos que já tem como chavão matutino: “Estou hoje com um desânimo...” abre aquela bocarra, boceja, espreguiça, fanhosamente pronuncia as suas primeiras palavras matutinas e só então se dá conta de que é preciso trabalhar. O desânimo pode ser definido como “falta de ânimo”; que pode ser também traduzido por falta de: fôlego, entusiasmo, alma, garra e coragem. A história está eivada de personagens que começaram bem, mas nada terminaram. A Bíblia conta a história de milhões que no batel do deserto e nas fadigas da caminhada rumo à Terra santa, se prostraram. “Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto”. (1 Co. 10:5).O texto supradito é parte de um acontecimento nefasto na vida de um dos mais extraordinários profetas do Velho Testamento - Elias, o profeta que tornou-se divisor das águas nos muitos milagres, fazendo parar de chover e fazendo chover, pelo poder de Deus. “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto”. (Tg 5:17,18). Elias foi capaz de fazer coisas extraordinárias mas não deixou de ser humano e ter emoções de pessoas como você e eu. Ao ver que sua vida corria perigo, ele buscou uma saída nada convencional nem muito racional. Talvez a lei do menor esforço, “morrer”.



1. CAUSAS DO DESÂNIMO DE ELIAS -



I. Autocomiseração. (1 Rs. 19:10);II. Falta de um companheiro a altura do homem de Deus (os pastores muitas vezes sentem esta falta);III. Sentir-se frágil, humanamente falando, para enfrentar a tropa de Jezabel;IV. Fraqueza física ou mental por desnutrição. Sua comida era especial. Se não fosse a providência de Deus certamente morreria de fome. Deus o sustentou através de corvos (1 Rs. 17:6); depois, através de uma viúva (1 Rs. 17:9-14), e finalmente, através de um anjo. (1 Rs. 19:5-7);V. Pensar que todos os santos haviam deixado a aliança com o Senhor. (1 Rs. 19:14);VI. Não ser paciente, como Jó, para dar a volta por cima e romper em fé;VII. Esgotamento emocional ou estresse, mal deste tempo.



2. CURA PARA O DESÂNIMO -



O gato carrega seus filhotes pela nuca. Os macacos conduzem seus filhotes pelo pescoço. E Deus como nos conduz? Talvez um pouco de cada coisa,“teneo et teneor” - Eu seguro e sou segurado. Eu me apego a Ele e Ele me segura. Deus curou o desânimo de Elias com algumas vitaminas, proteínas, sais minerais ou de um bom complexo vitamínico PLUS.I. Alimentação especial - Uma espécie de cápsula que dava por 40 dias. (1 Rs. 19: 7, 8);II. Uma direção segura por onde não deveria temer ninguém e nada. (1 Rs. 19:14-21);III. Um sucessor a altura, capaz de continuar o ministério; raro e profícuo e assaz revolucionário. (1 Rs.19: 19-21); (2 Rs. 2:1-11);IV. Finalmente, Deus na Sua sabedoria, soberania, providência e presciência, mostra ao profeta que ele não estava só e, nem iria morrer. Deus teria para ele uma maneira sobrenatural para levá-lo aos páramos celestiais. (2 Rs. 2:11).



CONCLUSÃO :Para crentes desanimados, nada melhor do que o elixir da longa vida, providência de Deus, um complexo vitamínico PLUS, mediante o anjo do Senhor e um caminho seguro, segundo os planos de Deus, e uma certeza de que o céu é o limite. Perder a esperança no Céu é tentar viver neste mundo como todos os mortais.“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”. (1 Co. 15:19).


I. Quem de nós não gostaria de atravessar o rio Jordão, como Josué, depois que recebeu de Deus o encorajamento?“E, quando os que levavam a arca chegaram até ao Jordão, e os seus pés se molharam na borda das águas (porque o Jordão transbordava sobre todas as suas ribanceiras, todos os dias da sega), pararam-se as águas que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adão, que fica ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar da Arabá, que é o mar Salgado, foram de todo cortadas; então, passou o povo defronte de Jericó” . (Js. 3:15-16).




II. Quem de nós não gostaria de subir ao Céu à moda Elias, depois de compreender que com Deus há sempre um final feliz? “E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho”. (2 Rs. 2:11).


DESÂNIMO NÃO É COISA DE CRISTÃO!





Pastor Theodomiro José de Freitas


e-mail:prtheodomiro@pibpavuna.com.br
10/10/2010

Nenhum comentário: