terça-feira, 4 de janeiro de 2011


JESUS TAMBÉM CURA DAS DOENÇAS DESTE SÉCULO
SOLIDÃO

“O meu coração está ferido e seco como a erva, por isso me esqueço de comer o meu pão. Por causa da voz do meu gemido, os meus ossos se apegam à minha pele. Sou semelhante ao pelicano no deserto; sou como um mocho nas solidões. Vigio, sou como o pardal solitário no telhado”. (Sl. 102:4-7).Já tenho aludido em outros postulados que “nunca vi tantos sofrerem tanto no meio de tantos de um tão terrível mal”. É a doença das megalópoles. É também a doença das massas em uma só pessoa, como diz o inglês “Alone Again Naturally” (Outra Vez Sozinha) ou, pelo contrário, estar rodeada de gente, no meio de uma multidão, no centro da cidade, num restaurante, na hora do almoço e sentir-se extremamente solitária.A solidão tem como sentimento a sensação de estar “de fora”. Solidão é como viver em uma concha ou caracol, casinhola ou tenda solitária, no deserto ou no ermo.

1. CAUSAS PRECÍPUAS DA SOLIDÃO:

a) Isolamento emocional ou desejo de ficar só;b) Abandono pelos parentes ou amigos mais íntimos;c) Complexo de inferioridade ou sentir-se menor que todos;d) Alienação no espaço ou núcleo social;e) Sentir-se discriminado(a) no seu ambiente de trabalho;f) Sentir-se só em casa, por preferência outras de outros;g) Não sentir-se correspondido(a) no seu amor ou afeto pessoal;h) Não ter amigos que gostaria ou não ser amado(a) como desejaria;i) Maledicência no círculo de amizades com consequências terríveis;j) Sentir-se preterido(a) nas escolhas de cargos ou comissões;k) Não ser lembrado(a) nas orações e nas comunicações;l) Achar-se feio ou feia ou não gostar de si mesmo(a);m) Amar e não ser amado ou amada e preterido(a) no seu habitat;n) Perda de um parente muito íntimo ou de um amigo(a) mais chegado(a);o) Desemprego ou não encontrar o seu espaço para realizar-se profissionalmente.

2. A CURA DA SOLIDÃO:

Quem poderia trazer numa bandeja ou salva de prata a cura para a solidão? Os especialistas na área do tratamento psicossomáticos? Talvez um pouco possam fazer. Os medicamentos convencionais e recomendáveis por especialistas? Também podem fazer efeito. Uma sessão de cinema? Praia? Teatro? Pescaria? Camping? Passeio? Compras compulsivas? Esportes? Tudo isto tem grande valor no tratamento da solidão. Todavia, a solidão, nas suas raízes mais profundas carece de uma remoção das causas mais agudas e de um tratamento mais espiritual. A Bíblia tem a receita:a) MOISÉS RECLAMA E DEUS LHE RESPONDE: “E disse Moisés ao SENHOR: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, visto que puseste sobre mim o cargo de todo este povo? Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz, para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais?”. (Nu. 11:11 e 12);b) ELIAS SE QUEIXA E DEUS APRESENTA-LHE SOLUÇÃO: “Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus”. (1 Rs. 19:4-8);c) JÓ RECONHECE QUE DEUS É MAIOR QUE TUDO: “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos. E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía”. (Jó 42:2, 5 e 10);d) PAULO, O APÓSTOLO, NO PICO DA CRISE CONFIA NO SENHOR E ENCORAJA OS SANTOS: “Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos.Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos”. (2 Co. 1:8 e 4:8-9).Se com líderes deste naipe ocorreram momentos de solidão e depressão, como não aconteceria conosco? Mas o Senhor que cuidou destes servos ontem é o mesmo que cuida de nós hoje. A MELHOR CAMPANHA É A DO ESPÍRITO SANTO DO SENHOR QUE HABITA EM NÓS PARA SEMPRE E SEMPRE. Aleluia!
Pastor Theodomiro José de Freitas
E-mail:prtheodomiro@pibpavuna.com.br
Rio :26/9/10

Nenhum comentário: